quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vocês sabem o que é Alta Costura?

Oi meus amores,já começou a temporada de Alta de Costura em Paris que acontece em Julho e em Janeiro,todos os anos.
É um luxo só,os preços das peças são exorbitantes,são totalmente artesanais e feitas,no máximo,duas peças,para mulheres de continentes diferentes. 
Eu sei o que vocês estão pensando..."Quem compra e usa aqueles vestidos esquisitos que aparecem na mídia???"(lembrem-se, a maioria não é esquisita, mas o que chama a atenção da mídia e sai em todos os jornais é o diferente,a arte).
Então gente, a Alta Costura funciona da seguinte maneira:
Serve para três coisas:
- chamar a atenção do mundo para determinada marca
-exposição de arte e talento
-atrair a seus ateliês um punhado de clientes afortunadas, capazes de encomendar vestidos iguais ou inspirados nos dos desfiles, só que feitos sob medida para elas, o que faz com que os estilistas adaptem o modelo esquisito artístico desfilado.
A função de chamar a atenção é de longe a mais importante.
Hoje,todo mundo sabe,que as grandes marcas de luxo vivem de vender perfumes, cosméticos e acessórios, tudo a preços altos. A alta-costura alimenta a imagem de luxo desses produtos e, como se diz no jargão do mercado, legitima seus preços.
Além disso tudo,é arte gente,pura arte!E é com esses olhos que vocês devem olhar para esses desfiles.
Pensem nas exposições de arte moderna dos grandes museus que a gente olha e não entende nada,rs, mas quando estudamos,tudo tem uma inspiração e um porquê.Sem contar o lado artesanal que não existe em lugar nenhum nesse mundo.
Os corpos das modelos são para os estilistas como os quadros em branco para um pintor,por exemplo,e o que ele vai colocar na tela vai depender do seu talento e da mensagem que quer passar para o mundo.
Nunca se esqueçam gente,moda é linguagem,tudo o que você veste quer dizer algo para quem olha,por isso tomamos cuidado com o que vestimos pela manhã e não vamos trabalhar de pijama,rs...
Alta Costura é um show,um sonho... e a gente ama!



Outro detalhe importante...
 "Para ser considerada uma roupa de “alta costura”, é preciso constar na restrita lista de profissionais estabelecida e regida, desde 1868, pela Câmara Sindical da Alta Costura (Chambre Syndical de la Haute Couture - Paris), além de seguir algumas regras como: empregar no mínimo 15 pessoas nos ateliês e apresentar à imprensa uma nova coleção a cada estação, pelo menos 35 modelos para noite e dia."(Marcelo Pedroso,professor de Moda).

É lindo demais não é???

Um comentário:

  1. Realmente é um show a parte, acho lindo!
    E muita arte para um momento e para quem pode ter esses sonhos!ahahah
    Bjs

    ResponderExcluir