sábado, 1 de fevereiro de 2014

As lições do último capítulo da novela "Amor à Vida"


Tanta gente diz que a novela brasileira é fútil. Sim, podem até existir personagens fúteis, cenas fúteis, histórias fúteis, mas será que a vida deve ser sempre séria? Ser fútil às vezes faz parte da nossa felicidade. Existe coisa melhor do que dar risada de besteiras, ser bobo, se divertir? Pois é... mas o importante é que a maioria assiste (mesmo escondido,rs) e que bom que tanta gente parou para ver o último capítulo de “Amor a vida” ontem.

Walcir Carrasco nos deixou duas lindas lições de vida.

A primeira: O respeito ao amor, seja ele qual for. Pessoas preconceituosas não merecem mais respeito nos dias de hoje, pelo menos no que diz respeito a esse assunto, pois uma pessoa que julga a outra pela sua opção sexual, sinto muito dizer, mas é um ignorante. Tenho muitos amigos gays, e nem vou dizer aqui o quanto eles são especiais, porque eles são tão especiais quanto meus amigos heteros, e só por diferenciá-los aqui, dizendo o quanto um é mais especial que o outro, já acho preconceituoso. Meus amigos, gays, heteros, carpinteiros, padeiros, garçons, executivos, negros, amarelos, de cabelo curto, comprido, bonitos, feios...TODOS tem suas qualidades e defeitos, assim como eu e assim como você, e não são diferentes! A maneira de amar de cada só diz respeito a própria pessoa e ponto.

Um dia, vi um  casal de homens abraçados, assim como vejo todos os dias casais na rua se abraçando, sendo carinhosos, e ouvi um desses preconceituosos dizer com toda a pompa, com cara de orgulho mesmo: “Que nojo! Onde já se viu uma coisa dessas? Que absurdo!”, bom, nem preciso dizer que imediatamente, saí de perto dessa pessoa, primeiro porque discutir com gente ignorante é perda de tempo e segundo, porque o sentimento que veio  em minha cabeça foi esse: “Que nojo! Onde já se viu uma coisa dessas? Que absurdo! Que tristeza pensar que as pessoas ainda pensam dessa maneira.”

Também acho que tudo em exagero não é legal, casais namorando, tanto heteros, como gays, tem que ter respeito sim quando estão em público, e ponto, simples assim, mas tenho certeza de que, se o casal que o preconceituoso se referiu acima fosse hetero, ele não diria o que disse, afinal, eles não estavam nem se beijando...

Enfim,o personagem Felix, hoje o mais amado do Brasil, se redimiu, assumiu sua homossexualidade,  o Brasil torceu pelo seu amor por Niko, e um tabu foi quebrado, o primeiro beijo gay da TV brasileira aconteceu. Quem sabe agora os preconceituosos não evoluam e comecem a ter vergonha de dizer esses absurdos condenando a opção sexual de quem quer que seja, afinal estamos aqui para evoluir e a cada dia nos tornarmos seres humanos melhores.

A outra lição, foi o personagem César, precisar do seu filho que ele tanto julgou e desprezou, no final da vida. Ninguém é melhor do que ninguém e nunca devemos tratar quem quer que seja com diferença, a única coisa que temos certeza é de que o mundo dá muitas voltas, e o tempo passa, portanto, aquela pessoa que hoje você pisa, despreza, pode ser a única que te acolha amanhã.


Para terminar, vou usar uma frase que já li no facebook, e achei perfeita: “Não importa se você é negro, mulato, gay, hetero, branco, velho, amarelo, índio, rico, pobre, feio ou bonito, se você for legal comigo e me respeitar, eu serei legal com você e te respeitarei.” No final, o mais importante será sempre a nossa essência, corpo, beleza, opção sexual, cor, raça, só chamam a atenção nos primeiros 15 minutos, depois disso, o que importa é a sua ESSÊNCIA, seus VALORES e como você trata o mundo ao seu redor. 

Parabéns Walcir Carrasco e toda a equipe da novela Amor à Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário