sexta-feira, 28 de novembro de 2014

El Tranvía traz um pedacinho do Uruguai para o Brasil

Pensem num restaurante top!!
Amei tudo!
Super recomendo!!! ;)

Restaurante especializado no saboroso churrasco uruguaio, o “asado”, serve apenas cortes importados preparados nas famosas “parrillas” à lenha

A vontade de compartilhar momentos prazerosos com os amigos e de saborear o “asado”, típico churrasco uruguaio no Brasil, fez com que uma família uruguaia estabelecida em São Paulo abrisse em 1997 a primeira unidade do El Tranvía. Localizado em uma pequena casa de vila no bairro Santa Cecília, o cantinho dos amigos e da família começou modesto, com apenas 26 lugares e oito funcionários.

O sabor da boa carne, aliado à hospitalidade dos uruguaios, começou a chamar a atenção, e, em poucos anos, a pequena vila foi sendo tomada pelo El Tranvía, que incorporou casas vizinhas, construiu espaços, pátios e hoje é referência para atender seus clientes com primazia. Tudo sem perder a característica e o bom gosto da família que faz questão de manter as tradições da cozinha uruguaia, com cortes 100% importados do país vizinho, aliando duas paixões: o prazer de uma boa refeição e a excelência no atendimento.

O que começou como  hobby tomou grandes proporções. Hoje o El Tranvía tem quatro casas: São Paulo, Alphaville (batizada de El Uruguayo), Campinas (shopping Iguatemi) e a mais recente delas na cidade de Sorocaba (shopping Iguatemi Esplanada).

O nome El Tranvía em português significa “O Bonde”, símbolo da marca. Antigamente, nas épocas de glamour do Rio de la Plata, quando o Uruguai era considerado a “Suiza” da América, o bonde era o principal meio de transporte. Esse nome foi uma forma de resgatar saudosas lembranças, caraterística marcante no povo uruguaio. Além disso, a primeira casa em São Paulo, em sua estrutura inicial, quando atendia apenas 26 pessoas, se assemelhava à área interna de um vagão, pois as mesas eram divididas por um corredor. “Logo, a associação, para nós que somos apaixonados pelo tranvía, foi inevitável”, conta o diretor Gabriel Mihaly.

O Uruguai pode ser sentido em cada cantinho das casas também pela decoração, que tem como um dos grandes atrativos obras de importantes artistas uruguaios. Em São Paulo, inclusive, há uma área especial dedicada a eles. Intitulada Espaço Cultural, a galeria de arte está anexa ao imponente bar e, além da permanente exposição de obras de artistas uruguaios, é também utilizada para lançamentos de livros, exposições e mostras.

O grande atrativo dos restaurantes com certeza é a carne, mas o grupo fez questão de ir além e de reproduzir em todas as casas a ideia inicial de aconchego e sofisticação. A preocupação é vista em cada detalhe arquitetônico, decorativo e no atendimento oferecido aos clientes. A intenção é que os mesmos o sintam como uma continuação das suas próprias moradias.






 








A carne uruguaia

Segundo o diretor do El Tranvía, a preocupação do grupo com a carne começa pelo menos três anos antes de chegar à mesa. “Nossas carnes são 100% importadas do Uruguai, de uma propriedade situada à beira do Lago do Rincón Del Bonete no Rio Negro, no Departamento (Estado) de Durazno. Cuidamos do animal desde que ele é bezerro até a hora do abate. É uma carne especial, que leva o nosso selo e tem o nosso padrão de qualidade. A raça escolhida foi a aberdeen angus, de origem escocesa. Essa raça, que teve uma excelente adaptação em terras uruguaias, é uma das mais antigas do mundo. Devido à geografia plana do país e à alimentação preferencialmente natural, o animal do Uruguai tem uma carne mais macia e textura diferente do que as encontradas no mercado brasileiro”, explica.

Mihaly conta ainda que mesmo depois do abate, a busca pela carne ideal continua.  “O frigorífico Sarubbi, um dos mais importantes do Uruguai, ainda faz a pré-seleção do marmorizado da carne, a medição do PH, que tem que ser ideal. Só depois disso, a carne é maturada, embalada com o selo El Tranvía e transportada para o Brasil”, detalha.

Para fazer o churrasco, ou o “asado”, como é chamado pelos os uruguaios, a receita também é bem diferente da brasileira. A carne é temperada apenas com sal refinado e assada na brasa da lenha nas tradicionais parrillas uruguaias. “Nada de sal grosso e carvão. Esse é o nosso segredo e receita para um churrasco saboroso, suculento e saudável”, ensina.

Dentre as carnes que merecem destaque no El Tranvía está o asado de tira, que é a famosa costela. Na versão uruguaia, ela recebe o corte transversal em ripas e fica apenas 10 minutos na parrilla. “Por si só é uma carne mais macia do que as costelas tradicionais do Brasil”, garante. Outro sucesso da casa é o Bife Uruguaio, que consiste no corte mais nobre do ancho e agrada a todos os paladares.

Tradicional no Uruguai e único no Brasil, o Matambrito suíno também tem encantado os clientes do El Tranvía. Servido como entrada, o corte exclusivo e fino é ideal para petiscar tomando uma cerveja bem gelada.

A casa ainda tem sua própria produção de chorizo, linguiça feita com carne bovina e suína, suavemente temperada e que segue a mais tradicional receita uruguaia.

Como acompanhamentos, várias opções chamam a atenção e prometem atender todo tipo de paladar. Mas os destaques ficam com as várias receitas de Papas (batatas), que são as favoritas no Uruguai, e com a Parrilla de Vegetales, um mix de vegetais assados à lenha e que além de deliciosos, encantam pelo colorido.

Dulce de Leche
O doce de leite, o mais tradicional do Uruguai, também é importado para trazer aos brasileiros receitas típicas e irresistíveis. Panqueque de Dulce de Leche é uma panqueca de massa fina recheada generosamente com doce de leite e servida com sorvete. Outra opção é a Torta Alfajor, tradicional torta uruguaia com discos de massa crocante intercalados com doce de leite uruguaio, coberta com marshmallow e raspas de chocolate meio amargo.
O El Tranvía destaca ainda outra sobremesa uruguaia tradicional muito especial: o Chajá (nome de uma ave do Uruguai), composta por chantilly, suspiro e pêssego.

Vinho próprio                                                                                                                                       
A busca pela identidade própria do El Tranvía  não parou na comida. O grupo dispõe de três rótulos especiais desenvolvidos pela vinícola Pisano, uma das mais tradicionais daquele país: La Tregua, La Tregua Reserva e Juan Fontana Reserva Especial.

El Tranvía Campinas
Em Campinas, o “El Tranvía” foi inaugurado em 30 de julho de 2013, no Iguatemi Campinas, e foi a primeira unidade do grupo a se instalar em um shopping. Com decoração clássica, a casa dispõe da tradicional parrilla à lenha, dois salões principais, varanda, bar e área VIP, ideal para reuniões e encontros reservados com a família. O bar, em estilo inglês, é inspirado no Mercado del Puerto de Montevidéu. Tem uma réplica de seu famoso relógio e é perfeito para apreciação de entradas, drinks e cervejas importadas. Em meio a um de seus salões está instalada uma “gaiola” de metal, inspirada no Rosedal do Jardim Botânico de Montevidéu. E para levar seus clientes ainda mais para o clima uruguaio, assim como as demais unidades, as paredes do restaurante são decoradas com obras de importantes artistas daquele país.

Serviço
El Tranvía  - Unidade Campinas
Local:  3º piso do Iguatemi Campinas
Horário: De segunda a quarta-feira das 11h30 às 23h30; de quinta a sábado das 11h30 à meia noite e aos domingos das 11h30 às 23h
Informações e reservas: (19) 3294-1345
Formas de pagamento: dinheiro e cartões de crédito ou débito (todos)
Estacionamento: R$ 6,00 (sem manobrista)



Nenhum comentário:

Postar um comentário